Tuesday, March 29, 2011

Aprenderá o m-learning com o e-learning?



Para Martin Addison, o m-learning tem tudo a aprender do e-learning. Com o e-learning, tudo partiu da ideia " Temos computadores vamos usá-los na aprendizagem". Porém, nem tudo foi assim tão simples e o e-learning demorou a ganhar força e potencial. Actualmente, podemos pensar o mesmo "Temos dispositivos móveis, vamos usá-los na aprendizagem", todavia não é assim tão líquido. Se o m-learning não aprender as lições aprendidas com o e-learning, vamos ter os mesmos problemas. É fácil ficar seduzido por todos os dispositivos portáteis que temos à nossa disposição (smartphones, tablets PC, iPads), mas se as experiências de m-learning não forem convenientemente preparadas e os recursos adequados, não teremos bons resultados. O que as experiências do passado nos ensinam é que a tecnologia é apenas um facilitador, um meio no processo de aprendizagem. Ela pode melhorar o acesso e aumentar a eficiência, velocidade e produtividade, em termos da forma como a informação e as oportunidades de aprendizagem chegam ao aprendente. Mas mais importante do que isto são as questões: Que competências precisam de ter os indivíduos dentro da organização? Quais são as suas preferências para a aprendizagem? O que os motiva a adquirir tais competências? Como é que a tecnologia os pode ajudar neste processo?
As três lições que podemos tirar do e-learning são: (1)apresentar um modelo educacional misto (blended learning); (2) fácil de usar e (3) atraente. A ideia de que não devemos querer continuar a reinventar a roda mantem-se para o m-learning. Pois, ter em mente as lições do e-learnng pode ajudar à integração positiva do m-learning e a potenciá-lo no processo de ensino e aprendizagem.

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